Pages

Who am I?

foto Ezyê Moleda

 

Sempre em busca de objetos curiosos, restos de brinquedos, cacos de coisas e rastros de estórias, Adriana Peliano costura monstros, corpos, desejos e contos de fadas. Suas colagens e assemblagens são inventários mágicos e múltiplos, onde a lógica do cotidiano é reinventada em novos sentidos e narrativas, criando jogos de linguagem e labirintos de sonhos. Tudo se transforma para contar novas estórias, abrindo as portas para o maravilhoso.


Always in search of curious objects, broken toys, bits of things and traces of stories, Adriana Peliano stitches together monsters, bodies, desires and fairy tales. Her collages and assemblages are magical and multiple inventories, where logic is reinvented with new meanings and narratives, creating language games and dream labyrinths. Everything is transformed to tell new stories that dislocate our way of seeing, inviting the marvellous to visit our world.



Adriana Peliano and Alice por enquanto.



alicemaravilha@gmail.com

Adriana Peliano é artista visual, designer, ilustradora, escritora e uma espécie de Alice. Seu trabalho como artista viaja em diferentes suportes como os objetos surrealistas, a colagem, o vídeo e a instalação; e como designer, dialoga com outras artes como a literatura, o teatro, a música e a moda. A colagem em diversas manifestações estéticas e a integração entre linguagens é a marca de sua produção artística.

Formada em Comunicação Social na Universidade de Brasília (1999), fez pós graduação em Design Gráfico no SENAC/SP (2001); mestrado em Artes Visuais e novas mídias em Kent / UK (2003) e mestrado em Estética e História da Arte na USP/SP (2012), com orientação de Katia Canton, defendendo a dissertação “Através do Surrealismo e o que Alice encontrou lá”. 

Na área de design de livros recebeu dois prêmios jabutis nas categorias projeto gráfico (CARROLL, Lewis. Aventuras de Alice no Subterrâneo. Scipione: 2012) e melhor capa (NAKAO, Jum. A costura do invisível. SENAC: 2005).

Principais atividades relacionadas ao mundo de Alice

•     Na década de 90 desenvolveu a pesquisa “Alicinações” na qual criou ilustrações originais para os livros de Alice. Suas ilustrações foram apresentadas na semana de comemoração do centenário de Lewis Carroll em Oxford/UK em 1998.

•    Membro das Sociedades Lewis Carroll da Inglaterra, dos Estados Unidos e do Japão, Adriana é fundadora da Sociedade Lewis Carroll do Brasil (2009).

•    Desde o início de 2010 deu várias palestras e oficinas de colagem propondo uma releitura do imaginário de Alice nas artes visuais.

•    Em agosto de 2011 deu palestra em Nova Yorque sobre as aventuras de Alice nas Artes Visuais no evento anual da Sociedade Lewis Carroll da América do Norte.

•    Adriana traduziu, concebeu e fez o projeto gráfico do livro “Aventuras de Alice no subterrâneo”, vencedor de um prêmio Jabuti em 2012 na categoria projeto gráfico. Myriam Ávila fez a tradução dos poemas.

•    Defendeu dissertação de mestrado com o título “Através do Surrealismo e o que Alice encontrou lá” na USP/SP, em 2012, com orientação de Kátia Canton.

•    Seu conto “Menina Sonho” se transformou em um vídeo e performance multimídia apresentados pelo grupo “Thumbelina retroprojeções musicais” com o músico Paulo Beto e a professora de literatura Thereza Vasques.

•    Seus artigos sobre arte e literatura e os livros de Alice e suas diversas manifestações nas artes visuais têm participado de publicações nacionais e internacionais.

•    Em 2015 foi lançada uma edição comemorativa dos 150 anos de “Alice no país das maravilhas”, incluindo a obra “Alice através do espelho” com colagens de Adriana Peliano sobre as ilustrações originais de John Tenniel. É a segunda vez que Adriana ilustra os dois livros de Alice através de colagens.

•    Pesquisa a presença de Alice na arte e na cultura contemporânea alimentando dois blogs de destaque internacional: alicenations.blogspot.com.br / alicenagens.blogspot.com.br

•    Em outubro de 2015 fez palestra em Nova York no Congresso de celebração dos 150 anos de Alice promovido pela Sociedade Lewis Carroll da América do Norte.

Livros publicados no universo de Alice e Lewis Carroll

•    CANTON, Kátia e PELIANO, Adriana. “Lewis Carroll na era vitoriana e outras histórias de Alice.” São Paulo: DCL, 2010.

•    CARROLL, Lewis. “Aventuras de Alice no Subterrâneo”. Concepção, Projeto Gráfico e criação de fonte tipográfica: Adriana Peliano. Tradução de Adriana Peliano e tradução dos poemas por Myriam Ávila.  São Paulo: Scipione, 2011. Recebeu Prêmio Jabuti em Projeto Gráfico, 2012.

•    Escreveu o capítulo “Alice in Brazil” no  livro “Illustrating Alice”. Manheim, Carol & Hall, Denis. (editores). London: Artist’s Choice Editions, 2012. 

•    CARROLL, Lewis. ALICE: “Aventuras de Alice no país das maravilhas” e “Através do espelho e o que Alice encontrou por lá”. Tradução de Maria Luiza Borges, Colagens de Adriana Peliano sobre ilustrações originais de John Tenniel. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.
 
•    CARROLL, Lewis. ALICE: “Aventuras de Alice no país das maravilhas” e “Através do espelho e o que Alice encontrou por lá”. Tradução de Maria Luiza Borges, Colagens de Adriana Peliano sobre ilustrações originais de John Tenniel. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.
 
 •   PELIANO, Adriana. "Alice and the 7 Keys". Underline Publishing, 2021.

Um comentário:

  1. Hello. Enjoy your site, have you any information on the wonderful illustrations of Song Gum Jin? I cannot find if they have been actually published. Obliged, Dave. lowndes1@gmail.com

    ResponderExcluir

Click to get cool Animations for your MySpace profile